5 Séries da Netflix que todo Psicanalista precisa ver!

20 Dec 2017

Não é novidade que a Netflix, plataforma de streaming queridinha de muitos usuários, investe pesado na produção de suas séries originais. Os enredos produzidos abordam vários tipos de conteúdos, entre eles, a saúde mental. 

 

Separamos para você, psicanalista ou entusiasta da saúde mental, uma lista com cinco séries que você precisa assistir: 

 

 

1. 13 Reasons Why

 

 

 

Uma caixa de sapatos é enviada para Clay por Hannah, sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

 

Nesta série você pode encontrar temas interessantes para estudo como: suicídio, neurose, psicose, perversão, narcisismo, entre outros.

 

 

2. Gypsy

 

Jean Holloway é uma psicóloga que passa a desenvolver relações perigosamente íntimas com as pessoas próximas aos seus pacientes.

 

Você pode encontrar temas para estudo e análise como: transferência, contra-transferência, narcisismo, mecanismo de defesa, obsessão e ciúme, questões relacionadas ao gênero, entre outros assuntos.

 

 

 

3.  Awake

 

 

 

Após um acidente de carro, Michael Britten retorna para trabalhar e descobre estar vivendo em duas realidades diferentes, passando de uma para a outra quando vai dormir. Em uma das realidades, sua esposa Hannah sobreviveu ao acidente, enquanto que na outra foi seu filho Rex. Para diferenciar as duas Michael usa uma pulseira vermelha na realidade em que sua mulher está viva, e uma verde na que seu filho está vivo.

 

Aqui podem ser abordados temas como: Mecanismo de Defesa, Traumas, Transtornos, etc.

 

 

4. Bates Motel

 

 

 

A série é uma “prequela contemporânea” para o filme Psicose (1960), retrata a vida de Norman Bates e de sua mãe Norma antes dos eventos retratados no filme de Alfred Hitchcock. A série começa depois da morte do marido de Norma, quando ela adquire um motel localizado em uma cidade costeira Oregon, para que ela e Norman possam começar uma nova vida.

 

A série mostra conteúdos como: psicose, complexo de édipo, mecanismos de defesa. 

 

 

 

5. Dexter

 

 

 

Apesar de não ser uma série produzida pela Netflix, não poderíamos deixar de falar de Dexter. Dexter é um membro da polícia forense de Miami e em seu tempo livre se dedica a canalizar seus impulsos homicidas matando criminosos.

 

Essa série faz com que o espectador se posicione moralmente frente as ações de Dexter,  além de fazer você se questionar se o que ele faz é certo ou errado e como você agiria em situações como essas.

 

Neste série abordam-se temas interessantes como: mecanismos de defesa (Sublimação), sociopatia, psicopatologias, etc.

 

 

*As séries listadas acima são encontradas na plataforma Netflix e não necessariamente tem o foco nos objetivos que você pode encontrar como fonte de análise e estudo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Quer saber mais sobre Psicanálise

e Saúde Mental? Conheça nosso curso.

Posts Relacionados

Please reload

Telefone: (81) 3343.1277

E-mail: abepe@abepepsi.com.br

CNPJ: 06.374.249/0001-43

Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial deste site.

Empresa parceira:

logo.png
  • Facebook da ABEPE
  • Instagram da ABEPE
command by create vision.png