top of page

Janeiro Branco: Entenda o mês da Saúde Mental


Janeiro é o primeiro mês do ano e é conhecido por ser um mês reflexivo, mas também por significar recomeços e inícios de novas atitudes. É com esse propósito que ele foi escolhido para reflexão sobre saúde mental: é possível reconstruir a saúde mental através de novas oportunidades. Já a cor branca foi escolhida por ser a cor que origina as demais, ela é o somatório de todas as outras. E levando para o sentido da campanha, essa cor nos remete a ideia de uma folha em branco e nos oferece a possibilidade de criar uma nova percepção de saúde mental sem tabus ou preconceitos.

A campanha Janeiro Branco é recente, tendo sua origem no ano de 2014 em Minas Gerais. E assim, diversas iniciativas são realizadas por profissionais da saúde, psicólogos e psiquiatras a fim de discutir e alertar sobre temas de saúde mental e psíquica. A proposta foi criar uma campanha que use esse mês de recomeço como ponto de partida inspirador e motivador.

A saúde mental é uma área de extremo valor, mas que não é tão discutida e/ou cuidada. Geralmente nos preocupamos com a saúde física, por ela ser visível e "mais fácil" de ser tratada, mas não com a saúde mental. Esta última também merece ser conhecida e tratada, uma vez que ela é um estado de equilíbrio capaz de gerar bem-estar ao indivíduo e à sociedade como um todo.

Ainda nos dias atuais a saúde mental, bem como as doenças psicológicas e psiquiátricas são tabus. Preconceito e falta de conhecimento são perceptíveis. Muitos não querem discutir esses temas, muito menos lidar com pessoas com depressão, ansiedade, fobia, pânico, esquizofrenia, entre tantos outros transtornos psicossomáticos. Por esses motivos, a campanha Janeiro Branco tem seu valor, ao quebrar tabus, desvendar os olhos da população, esclarecer dúvidas sobre esses temas, além de mostrar a importância da saúde mental e de consultas em sets terapêuticos para todos.

O objetivo principal do Janeiro Branco é a reflexão da importância da saúde mental e o conhecimento das emoções e sentimentos. Além desses, para facilitar o entendimento, podemos listar os seguintes objetivos:

1- Definir janeiro como mês de reflexão e iniciativas contra o adoecimento emocional das pessoas;

2- Alertar sobre temas de saúde mental e emocional;

3- Incentivar as pessoas a refletirem sobre suas vidas e se elas investem em saúde mental e emocional;

4- Invocar as mídias e instituições sociais sobre a importância da campanha na vida das pessoas; e

5- Contribuir para a construção, fortalecimento e disseminação da Cultura da Saúde Mental.

(Texto Adaptado)


bottom of page