top of page

5 Séries da Netflix que todo Psicanalista precisa ver!

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Não é novidade que a Netflix, plataforma de streaming queridinha de muitos usuários, investe pesado na produção de suas séries originais. Os enredos produzidos abordam vários tipos de conteúdos, entre eles, a saúde mental e a sexualidade humana.

Separamos para você, psicanalista ou entusiasta da saúde mental, bem estar e sexualidade, uma lista de séries que você precisa assistir:



1. Sex Education 

O inexperiente Otis entende tudo de aconselhamento sexual, graças à sua mãe sexóloga. Ele se junta com a rebelde Maeve para abrir uma clínica de terapia sexual na escola.


Umas das novidades da plataforma de streaming, Netflix, que se tornou uma das séries mais assistidas no Brasil. Nesta série você pode encontrar temas interessantes para estudo como: neurose, perversão e principalmente sexualidade.



2. Atypical

Esta série aborda como o personagem principal, que está no espectro autista, lhe dá com as atividades diárias como trabalho, amizade, relacionamentos além de entender como lhe dar melhor com seus sentimentos e emoções. Temas como neurose, perversão e psicopatologia podem ser encontrados nesta série.



3. Freud


Esta série, que traz um pouco sobre as descobertas de Dr. Sigmund Freud enquanto Médico e Psicanalista, mistura mistério e investigação. Apesar de não se retratar de fato da biografia Freudiana, a série trás pontos interessantes sobre as observações e descobertas de Freud acerca da Neurose, Histeria, Inconsciente, Hipnose, Catarse e muito mais.


4. 13 Reasons Why

Uma caixa de sapatos é enviada para Clay por Hannah, sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

Nesta série você pode encontrar temas interessantes para estudo como: suicídio, neurose, psicose, perversão, narcisismo, entre outros.

5. Gypsy

Jean Holloway é uma psicóloga que passa a desenvolver relações perigosamente íntimas com as pessoas próximas aos seus pacientes.

Você pode encontrar temas para estudo e análise como: transferência, contratransferência, narcisismo, mecanismo de defesa, obsessão e ciúme, questões relacionadas ao gênero, entre outros assuntos.



OUTRAS SÉRIES


Além das séries da Netflix podemos citar outras que com toda certeza não podem passar despercebidas, como por exemplo:


Awake

Após um acidente de carro, Michael Britten retorna para trabalhar e descobre estar vivendo em duas realidades diferentes, passando de uma para a outra quando vai dormir. Em uma das realidades, sua esposa Hannah sobreviveu ao acidente, enquanto que na outra foi seu filho Rex. Para diferenciar as duas Michael usa uma pulseira vermelha na realidade em que sua mulher está viva, e uma verde na que seu filho está vivo.

Aqui podem ser abordados temas como: Mecanismo de Defesa, Traumas, Transtornos, etc.



Bates Motel

Atualmente disponível no Globoplay, a série é uma “prequela contemporânea” para o filme Psicose (1960), que retrata a vida de Norman Bates e de sua mãe Norma antes dos eventos retratados no filme de Alfred Hitchcock. A série começa depois da morte do marido de Norma, quando ela adquire um motel localizado em uma cidade costeira Oregon, para que ela e Norman possam começar uma nova vida.

A série mostra conteúdos como: psicose, complexo de édipo, mecanismos de defesa etc... 


Dexter

Apesar de não ser uma série produzida pela Netflix, não poderíamos deixar de falar de Dexter. Dexter é um membro da polícia forense de Miami e em seu tempo livre se dedica a canalizar seus impulsos homicidas matando criminosos.

Essa série faz com que o espectador se posicione moralmente frente as ações de Dexter,  além de fazer você se questionar se o que ele faz é certo ou errado e como você agiria em situações como essas.

Neste série abordam-se temas interessantes como: mecanismos de defesa (sublimação), sociopatia, psicopatologias, etc.



Sessão de Terapia

O clássico brasileiro que trás conteúdos focados em personagens terapeutas e seus pacientes, como se comportam dentro da terapia, suas neuroses, traumas, angústias. A série trás diversos temas importantes e interessantes como perversão, suicídio, traumas, angústia, transferência (erótica) e contratransferência, supervisão e entre outros temas.


*As séries listadas são encontradas em plataformas de streaming, com Netflix e outras, mas não necessariamente tem o foco nos objetivos que você pode encontrar como fonte de análise e estudo.

bottom of page